quinta-feira, 10 de outubro de 2013

YIN-YANG - O EQUILÍBRIO


Bom dia crianças...

Segundo a wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Yin-yang

O yin-yang são dois conceitos do taoísmo, que expõem a dualidade de tudo o que existe no universo. Descreve as duas forças fundamentais opostas e complementares, que se encontram em todas as coisas. O "yin" é o princípio feminino, a terra, a passividade, escuridão, e absorção. O "yang" é o princípio masculino, o céu, a luz e atividade..1

Aqui vemos claramente que este é um conceito completamente machista...

Mas continuando...



 Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência e que por sua vez existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro nem tão pouco na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seria a fase seguinte do "tao", princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem.
Esta doutrina é de uso corrente na medicina tradicional chinesa.

Porque estou falando sobre essas coisas? Você já vai ver. Continuando...

Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. Essas forças são:

  • Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso, quente.
  • Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio.


Também é identificado como o tigre e o dragão representando os opostos.
Essas qualidades acima atribuídas a cada uma das dualidade são, não definições, mas analogias que exemplificam a expressão de cada um deles no mundo fenoménico. Os princípios em si mesmos estão implícitos em toda e qualquer manifestação.
Os exemplos acima não incluem qualquer juízo de valor, e não há qualquer hierarquia entre os dois princípios. Assim, referir-se a yang como positivo apenas indica que ele é positivo quando comparado com Yin, que será negativo. Esta analogia é como a carga elétrica atribuída a protons e electrons: os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.
O diagrama do Taiji simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. Yang (branco) e Yin (preto) integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.

 
Então, vamos ao ponto onde quero chegar.
Eu acredito que cada pessoa tenha o Yin e o Yang dentro de si.
Normalmente, esses elementos deveriam estar em equilíbrio.
Quando estão em desequilíbrio, isso pode ser prejudicial para a pessoa.
Por exemplo, eu não acredito que as pessoas boas sejam boas o tempo todo. Não acredito que elas sejam 100% boas, que não tenham defeitos, que não cometam gafes, preconceitos, que sejam 100% puras e infalíveis.
Se assim fossem, seriam um erro da natureza.
Uma pessoa que é boa demais com certeza sofre na vida.




Assim como acredito que uma pessoa má, não seja 100% ruim.
Ela tem que ter algo de bondade dentro de si que a redima.
É como diz aquele ditado: Se um bandido condenado tiver ao menos a mãe para chorar na hora de sua morte, então seus pecados estão perdoados...
É mais ou menos assim...

Desnecessário tecer comentários sobre as pessoas que praticam o mal, que andam no caminho do mal, que cometem e propagam o mal deliberadamente... Essas vivem e vibram em um outro nível, não cabe a nós julgá-las...
Mas vamos falar das pessoas que encontramos em nosso cotidiano.
Vamos falar de mim, e de você, das pessoas que nos cercam e que tentam levar uma vida boa e normal... seja lá o que isso signifique.
Você ouve alguém falar mal de uma pessoa que você nem conhece direito. Ou ás vezes até conhece. E pensa: poxa, ele reclama tanto daquela pessoa. Mas será que ele mesmo é tão bom assim? Será que é tão melhor do que aquela pessoa, para estar reclamando, falando mal?
Eu duvido!

Todos nós temos os nossos defeitos e virtudes. Todos carregamos o nosso Yin e Yang...
Algumas pessoas podem ter dentro de si um pouco mais de Yin... outras podem ter demais Yang...
Enfim, vamos cuidar muito bem dos nossos tigres e dragões para que eles vivam em equilíbrio dentro de nosso ser e a gente viva melhor.

Um beijo,
Marie
 

Nenhum comentário:

REFERENCIAS PARA DIY BOHO DRESS - REVEILLON

 PROJETO REVEILLON 2020 NA PRAIA - REFERENCIAS (SE TUDO DER CERTO...) MJ