sexta-feira, 20 de abril de 2012

TITANIC SHOES - SAPATOS DA BÉLLE ÉPOQUE


Oi

Antes de continuarmos a nossa odisséia sobre os estilistas da Bélle Époque, vamos falar um pouco sobre os sapatos da época.
Sim, porque moda envolve tudo né: roupas, sapatos, jóias, cosméticos, cabelos, e eu vou pesquisar um pouquinho sobre cada assunto pra gente.
Bem, eu adoro sapatos, como toda mulher. Só que como pra mim, saltos são limitados, os meus são tenis, botas ou sapatilhas. Botas só de salto baixo ou anabela, sandálias, só baixas ou anabelas, porque eu tenho uma perna mais curta que a outra, então usar um salto alto seria a mesma coisa que pedir pra passar vergonha, porque o pé viraria o tempo todo e meu andar seria mais próximo ao de uma gansa.
Então, como eu gosto de variedade, acabei investindo em sapatilhas, eu tenho pelo menos umas sete bem diferentes e legais... e quero aumentar a coleção assim que possível.

Mas enfim, pesquisando sobre sapatos da época, eu aprendi que naquele tempo não se usava muito sapato aberto, pois ainda era regra para as mulheres esconderem as pernas e os pés debaixo do vestido.
O que se usava muito eram botas que podiam ser amarradas ou abotoadas, como os modelos abaixo:

Á medida em que a moda começou a encurtar os vestidos e as mulheres foram perdendo o pudor de mostrar os pés, os sapatos também começaram a ganhar mais graça e beleza.

Abaixo, alguns bons sites com fotos de sapatos da época, incluindo modelos que foram copiados para o filme Titanic:

http://www.vintagedancer.com/titanic-edwardian-shoes-for-women-buy-or-make/

A Bélle Époque também é conhecida como era Eduardiana, onde sobressaíram os sapatos modelo Astoria e os saltos modelo Louis:
A linda bota vermelha acima foi usada pela personagem Rose na cena do pulo em Titanic.

Botas similares foram encontradas nos restos do Titanic.

Um blog muito legal onde encontrei também comentários sobre a Belle Époque:

http://diariodestilo.blogspot.com.br/2011/02/la-belle-epoque-parte-i.html

http://diariodestilo.blogspot.com.br/2011/02/la-belle-epoque-parte-ii.html

Mais fotos de sapatos pinçados do google:



Espero que tenham gostado.
Beijos,
Marie

Um comentário:

Anônimo disse...

como eu gostaria de comprar alguns destes sapatos belíssimos, amei, adoro calçados...

REFERENCIAS PARA DIY BOHO DRESS - REVEILLON

 PROJETO REVEILLON 2020 NA PRAIA - REFERENCIAS (SE TUDO DER CERTO...) MJ