quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CASAS ANTIGAS - A-DO-U-RO





(Fotos emprestadas do Blog do Osmair Bail)


Ei, eu não escrevo adouro porque não sei escrever adoro, certo?
É só pra dar ênfase, enfeitar a palavra mesmo.

Gente, fiquei tão feliz quando soube que irão revitalizar uma casa antiga aqui de Rio Negrinho, que eu sempre morri de dó ao observar cada mudança, reforma, intervenção, cagada, barbeiragem, barbaridades que faziam com ela.

Antigamente funcionava no local um barzinho que nos seus primórdios foi um lugar bacana pra encontrar os amigos.
Eu já cheguei a entrar lá muito antes de virar barzinho, se não me engano em algum curso de verão que fiz.
A casa era cheia de entalhes e peças em gesso no teto de onde pendiam lustres antigos e maravilhosos, detalhes nos caixilhos das portas, nas esquadrias das janelas, colunas, tinha uma linda sala de verão com janelas compridas na varanda, um luxo.

Hoje em dia está toda "reformada", teve os entalhes das portas e do teto arrancados, sabe-se lá onde foram parar os lustres, destruíram a sala de verão, está depredada e até já virou local de encontro dos usuários de crack.

Por isso quase dei pulos de alegria quando soubre que será reformada para abrigar a Casa das Nações. Veja a notícia.

Link
Tomara que ela volte a ser pelo menos um pouquinho como era antigamente.

Eu adoro casas antigas, vejo que quase todos os anos as pessoas estão derrubando as casas antigas das cidades e substituindo por casas novas sem o menor charme ( não só casas como igrejas, prédios comerciais, e demais construções que deveriam ser tombadas como patrimonio).

Gente, essas casas fazem parte da história da cidade.

Na minha opinião, desde que a estrutura não ofereça riscos, as casas devem ser preservadas, elas dão um toque especial à paisagem da cidade, são casas lindas, feitas com amor e com arte, são o verdadeiro tesouro da nossa cidade!

É uma pena que muitas casas charmosas daqui foram derrubadas sem a gente ao menos poder guardar uma fotinho delas...

Por isso que eu adoro essa cidade, sabe, ela tem muito charme!
Tem muitas casas assim, construídas na época dos primeiros colonos, e algumas são respeitáveis e colossais!

Um beijo,
Marie

Nenhum comentário:

REFERENCIAS PARA DIY BOHO DRESS - REVEILLON

 PROJETO REVEILLON 2020 NA PRAIA - REFERENCIAS (SE TUDO DER CERTO...) MJ